segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fascismo-para que a memória não se apague.

Afinal qual é o clube preferido do estado novo e o que mais benefícios tirou por ter políticos influentes?
Ângelo César Machado formou-se em direito pela Universidade de Coimbra em 1924.Foi membro do centro católico e ajudou a organizar a milícia Lusitana,mais tarde ligou-se a Liga Nacional 28 de Maio.Foi um dos braços intelectuais que puxaram Salazar para a Presidência do Conselho,sobretudo através dos seus artigos no Diário da Manhã-e em 1938 subiu a Presidente do clube corrupto,por essa altura já era deputado,cargo que ocupou até 1945(Jornal A Bola).

Para a história do futebol foi este senhor o responsável pela conquista do primeiro campeonato nacional organizado no nosso País,aquele que no último jogo roubaram um golo ao Benfica que nos dava o titulo.
Foi também no consulado deste senhor que se fez o primeiro alargamento num campeonato nacional,quando o clube corrupto não tinha conseguido o direito a participar no campeonato.
Acabou por ser irradiado do futebol,quando numa meia final da taça de Portugal,na época em duas mãos,o clube corrupto tinha ganho por 6-1 no primeiro jogo e quando no segundo jogo perdia por 6-0 ,faltando ainda 15 minutos mandou a equipa abandonar o campo.